A Davar Artigos Judaicos apresenta a nova coleção de Talit Gadol para você!
Descrição do produto:
Talit Gadol judaico, importado de Israel, 100% Kosher, em lã
Cor: Branco com listras pretas.
Tamanho disponível: 55.
Tamanho 50: 1,30 x 1,80 m (ombros x costas)
Este tamanho proporciona a cobertura completa das costas e ombros.
Como utilizar o Talit?
Extraído do SIDUR COMPLETO
VESTINDO O TALlT
Deve-se verificar os fios (do Tsitsít) e dizer:
Barechí nafshí et Adonai, Adonai Elohai gadálta meód, hod vehadar laváshta. Ôte or cassalmá, notê shamáyim cairiá.
Ó alma minha, bendiz o Eterno! Ó Eterno, meu Deus, como és maravilhoso! Majestade e glória Te envolvem. Um manto de luz Te reveste; estendes a vastidão do céu como se fora a coberta de uma tenda.
Costuma-se dizer ainda:
Leshem yichud cudsha berich hu ush'chintê, bidchílu urchímu, leiached shém iod-hê bevav-hê beyichuda shelim beshém col Yisrael. Harêni mit?atef batsitsít, ken tit'atef nishmati urmach evarai ushessá guidai beor hatsitsít haole tar'iag. Ucheshem sheani mitcasse betalit baolam hazé, cach ezke lachaluca derabanan, ultalit naá laolam habá began Éden. Veal iedê mitsvat tsitsít, tinatsel nafshí ruchi venishmati utfilati min hachitsonim. Vehatalit tifros kenafêha alehém, vetatsilem kenésher iair kino, al gozaláv ierachef. Utehê chashuvá mitsvat tsitsít lifnê hacadosh baruch hu keílu kiyamtíha bechol peratêha vedicdukêha vechavanotêha, vetar'iag mitsvót hateluiót bá, amen sêla.
Pela unificação do nome do Santíssimo - bendito seja Ele e Sua Presença! -, com temor amoroso, para unificar o nome "iod-hê" com "vav-hê" em unidade perfeita em nome de todo o povo de Israel. Assim como estou envolvendo-me com o Tsitsít, que se envolva minha alma e meus 248 órgãos e 365 nervos com a luz do Tsitsít, que perfaz 613. E da mesma forma que me cubro com o Talit neste mundo, que eu mereça o manto dos sábios e um belo Talit no mundo vindouro no Jardim do Éden. E que através do mandamento do Tsitsít, minha alma, meu espírito e minha oração sejam salvos das forças impuras. O Talit estenderá suas asas sobre eles e os resguardará "como uma águia que desperta a sua ninhada, que adeja sobre seus filhotes". E que o mandamento do Tsitsít seja considerado importante perante o Santíssimo - bendito seja! -, como se o tivesse cumprido em todos os seus detalhes, particularidades e intenções, assim como todos os 613 mandamentos vinculados a ele, Amen sêla.
Antes de envolver-se com o Talit, deve-se abençoar de pé:
Baruch atá Adonai Elohênu mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehit'atêf betsitsit.
Bendito sejas Tu, Eterno, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ordenaste que nos envolvamos com o Talit.
Envolver-se com o Talit significa colocá-lo sobre a cabeça, cobrindo, assim, os ombros e as costas. Após a bênção, deve executar este procedimento e permanecer assim por alguns segundos, e dizer:
Ma iacar chasdechá Elohim, uvnê adam betsel kenafêcha iechessaiun. Yirveiun midéshen betêcha, venáchal adanêcha tashkem.
Ki imechá mecor chayim, beorechá nir'e or. Meshóch chasdechá leiodeêcha, vetsidcatechá leyishrê lev.
Quão preciosa é Tua benevolência, ó Deus! Todos refugiam-se à sombra das Tuas asas. Fartar-se-ão da gordura da Tua casa, e beberão da corrente das Tuas delícias. Pois Contigo está o manancial da vida, na Tua luz veremos luz. Estende Tua benevolência aos que Te conhecem, e Tua justiça para os retos de coração.
A mitsvá de tsitsit é mencionada duas vezes naTorá:
a)"…Que façam para eles tsitsit (franjas) sobre as bordas das suas vestes, pelas suas gerações e porão sobre os tsitsit da borda um cordão azul celeste. E será para vós por tsitsit e vereis e lembrareis todos os mandamentos de D’us e os cumprireis e não errareis indo atrás (do pensamento) do vosso coração e atrás (a vista) dos vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando; para que vos lembreis e cumprais todos os Meus mandamentos e sejais santos para com vosso D’us." (Bamidbar. XV: 38:41)
b) "Franjas farás para ti e as porás nos quatro cantos de tua vestimenta com que te cobrires." (Devarim XII:12)
A própria Torá assim explica o propósito dessa mitsvá. Na primeira passagem citada encontramos tanto as metas imediatas como aquelas a prazo longo. As imediatas consistem em um princípio positivo e um negativo:
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