Descrição:
Às vésperas de completar 35 anos de atividade, a Editora Sêfer decidiu editar e publicar esta breve, mas representativa coletânea de preces judaicas - uma de suas especialidades - apenas em português, para que a sociedade geral as conheça, utilize e descubra quão parecidos somos todos nós em nossas angústias, incertezas, emoções e aspirações.
A obra apresenta preces a serem recitadas ao acordar e antes de dormir; preces pessoais - como os pedidos por saúde e prosperidade - e bênçãos de graça; preces para serem recitadas no dia de descanso sabático, num casamento e em Israel; preces por pessoas enfermas, por aqueles que já partiram e algumas tocantes preces penitenciais; e finaliza com um texto inspirador de um dos grandes mestres do judaísmo.
Folheá-lo é como dar um agradável passeio emocional pelo universo judaico e perceber como essa cultura ancestral encara a vida e se relaciona tão intimamente com Deus, uma vez que as preces judaicas são um espelho do modo de vida e dos valores dos judeus.
Se for verdade que "chamadas" a Deus a partir de Israel são "ligações locais" que não carecem de código de DDD, é bem possível que este singelo livro explique o porquê e seja um caminho testado e eficiente para uma boa e forte conexão com o Criador.
Autor: Jairo Fridlin
Páginas: 192
Editora: Sefer
Dimensão: 12 cm x 18 cm
Índice e trechos:
Índice
Bom dia, Deus! - Preces Matinais
Ao despertar
Bênçãos matinais
Súplica matinal
O que somos nós?
O Eterno é um!
Bendito seja o Eterno!
Salmo de David
Bênção por sabedoria
Bênção por perdão
Bênção por cura
Bênção por sustento
Ouve-nos, ó Eterno
Bênção por paz
Atenda-me por amor ao Teu nome
Nosso Pai e nosso Rei
Oração antes de uma viagem
Boa noite, Deus! - Preces antes de dormir
Faz com que nos deitemos em paz
Atenda-me, Deus! - Preces Pessoais
Prece para alcançar a compreensão
Prece para aliviar o sofrimento
Prece por uma vida longa
Prece por saúde
Prece por prosperidade
Prece pelo cônjuge
Prece pelo sustento
Prece pelo aniversário
Prece dos pais por seus filhos
Prece dos filhos por seus pais
Prece após a imersão ritual
Prece para ter filhos
Prece dos pais pelos filhos
Prece para quem teve um sonho ruim
Prece para momentos de aflição
Prece por iluminação
Aná Bechôach
Prece contra o mau olhado
Louvado sejas, Deus! - Preces Sabáticas
Prece da mãe pela família
Abençoando filhos e filhas
Prece do pai pela família
Louvor matinal sabático
Bênção do cântico
Ó Criador de todas as coisas!
Ó Senhor de todas as obras!
Bênção para a Congregação
Oração pela paz do País
Prece por uma boa semana
Bênção pela semana que se inicia
Bênção pelo mês que se inicia
Bênção pelo ano que se inicia
Alegra-nos, Deus! - Preces Nupciais
Bênçãos nupciais para os noivos
Prece para alegrar o noivo e a noiva
Prece em homenagem ao noivo e à noiva
Prece para encontrar o seu par
Obrigado, Deus! - Bênçãos de Graça
Prece de gratidão
Prece após as refeições
Prece após dar à luz
Abençoa-nos, Deus! - Preces em Israel
Frente ao Muro das Lamentações
Oração pela paz do Estado de Israel
Prece pelos soldados de Israel que tombaram
Prece pelos mártires do Holocausto
Cura-me, Deus! - Preces pelos enfermos
Prece antes de recitar Salmos por um enfermo
Salmos pelos enfermos
Súplica pelos enfermos após recitar Salmos
Súplica do enfermo
Lembra-Te, Deus! - Preces Rememorativas
Ó Deus, pleno em misericórdia
Faz repousar no Paraíso
Prece durante o enterro
Salmos por pessoas falecidas
Prece após recitar Salmos por pessoas falecidas
Perdoa-me, Deus! - Preces Penitenciais
Não me julgues segundo a minha infidelidade
Lembra-Te de mim
É por Ti que eu anseio
Tem piedade de mim!
Não há nada oculto de Ti
Rogo a Ti, ó Eterno
Ó Senhor do Perdão!
A Ti, ó meu Deus, dirijo o meu amor
Inspira-me, Deus! - De pai para filho
Epístola testamentária do sábio Nachmânides a seu filho
Prefácio:
Prefácio
Em sua obra "Rezar como Judeu", o saudoso Rabino Hayim Halevy Donim esclarece o sentido da oração e por que rezamos. Resumidamente, ele diz assim:
"Eu rezo porque, sinceramente, desejo desafogar-me e falar com meu Pai celestial e comunicar-me com Ele de um modo pelo qual não posso me comunicar com mais ninguém. Às vezes, isso acontece quando estou aflito ou me sinto só e abandonado. Às vezes, quando me sinto angustiado pelo estado de um ser querido; outras vezes, quando experimento uma imensa sensação de alívio ou recebo uma boa notícia e sinto a necessidade de expressar a minha gratidão.
Embora não possa vê-Lo, sei e sinto que Deus é real e presente! E mesmo sem saber se Ele aceitará as minhas preces e responderá afirmativamente a elas, sei e creio firmemente que Ele as escuta!
Vivemos numa época na qual não se costuma rezar...
Pode ser por causa da nossa arrogância e incapacidade de sentir reverência e gratidão. Afinal, temos tanta fé em nós mesmos e na nossa capacidade pessoal, que carecemos da necessária humildade para tal. Ou porque não sabemos muito bem como fazê-lo, pois nunca se preocuparam muito em nos ensinar.
Não obstante, frequentemente suspiramos de alívio e dizemos "Graças a Deus", depois de superarmos períodos de intensa ansiedade, de um grave acidente ou enfermidade, ou quando um ser querido que estava entre a vida e a morte se recupera, ou quando obtemos grande êxito no nosso trabalho - o que não deixa de ser um tipo de oração.
Da mesma forma, quando sentimos remorso por alguma atitude incorreta que tenhamos cometido e, no mais íntimo dos nossos pensamentos, dizemos: "Como estou aflito por causa disso!", isto também é uma prece, especialmente se acompanhada das palavras "Perdoa-me!".
Os livros judaicos de oração compreendem vários tipos de preces: as de pedido, propriamente ditas, as de agradecimento, as de louvor ao Eterno e as que, basicamente, são formas de introspecção e de confissão.
A chave do verdadeiro propósito de se entregar à oração encontra-se na etimologia do termo "rezar", em hebraico, que não significa "rogar" ou "suplicar" , e sim "julgar a si mesmo". E mesmo que solicitemos a Deus que nos proporcione o que nos falta, ou que Lhe agradeçamos por algum bem que nos foi brindado, ou O exaltemos por Seus imponentes atributos, toda prece está destinada a nos ajudar a nos convertermos em seres humanos melhores.
Ainda que, às vezes, preces espontâneas possam aflorar facilmente aos lábios, no geral isto representa um grande desafio, ainda mais para quem não está acostumado a rezar. Por isso, os mestres do judaísmo decidiram compor orações nas quais pudéssemos dar expressão a toda vasta gama de estados de ânimo do ser humano, às nossas esperanças e temores pessoais, às nossas aspirações e experiências racionais, às nossas mais simples necessidades materiais e às nossas mais elevadas aspirações espirituais, e desse modo também nos ensinaram o que devemos pedir e quais aspirações devemos sustentar.
Estas orações clássicas têm resistido à prova do tempo, e os judeus têm encontrado sentido e conteúdo nessas palavras há três mil anos.
Mas a capacidade de rezar não é patrimônio exclusivo dos fiéis de um determinado credo, e toda pessoa que crê em Deus - e até mesmo as não crentes recalcitrantes - sente-se impulsionada, num momento ou outro, a pronunciar uma sentida oração dirigida a Ele. Então, se o rezar é comum às pessoas de todos os credos, o que torna judaica a oração judaica?
Na concepção judaica, rezar não é um modo de vida, senão uma estação no caminho da vida, um momento para se deter e fazer uma avaliação de si mesmo, para consolidar os benefícios espirituais e convertê-los em partes perduráveis e duradouras de si mesmo. Porque a adoração a Deus não se expressa somente mediante rituais, senão também nos níveis éticos e morais em que se situa a própria vida."
Loja de artigos judaicos com entrega para todo o Brasil. Oferecemos produtos judaicos de qualidade e de confiança, com certificados Kosher. Aqui você encontra produtos importados de Israel, Kipá, livros sobre judaísmo e história judaica, velas, Mezuzá, Talit e muito mais.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade